(31) 2512-4545 | Plantão 24hrs (31) 99692-9594 | (31) 99895-9298

Manutenção Corretiva ou Manutenção Preventivas em Elevadores?

05

fev 2018

Por:digitalpixel
Noticias

Os elevadores têm evoluído ao longo dos tempos. No entanto, entender o funcionamento de um elevador realmente não é uma tarefa das mais simples, uma novidade ainda pouco conhecida por muitos é o elevador sem casa de máquinas.

Há dois tipos de manutenção em elevadores, as denominadas preventivas e as corretivas. As preventivas, são normalmente feitas mensalmente, apesar de não ser uma exigência dos órgãos fiscalizadores. É feita uma vistoria geral do equipamento, analisando a conservação de seus componentes e também demais atividades, como a limpeza de tal.

Já a manutenção corretiva tem o objetivo de garantir o funcionamento pleno e seguro dos elevadores. Sendo o principal propósito da manutenção em elevadores, reduzir qualquer possível falha e manter a confiança no equipamento.

O rendimento dos equipamentos é mensalmente monitorado possibilitando aos técnicos diagnosticar possíveis paradas não programadas.

Os custos com a manutenção preventiva podem reduzir ou dispensar os custos com as manutenções corretivas dos elevadores. Através de uma inspeção apurada é feita:

  • Limpeza;
  • Lubrificação;
  • Regulagem;
  • Ajuste geral.

É interessante que se tenha alguém acompanhando a manutenção realizada e compreenda o que ainda deve ser feito nos elevadores, equipamentos essenciais para o bom andamento de qualquer edifício.

Um elevador que não passa por manutenção de elevadores pode ter problemas que podem acarretar até mesmo na paralisação do mesmo com usuários, os serviços de manutenção de elevadores devem ser feitos por profissionais qualificados e certificados por órgãos fiscalizadores.

Deixar de fazer a manutenção do equipamento prejudica a segurança dos usuários, que podem sofrer acidentes graves ou fatais, como no caso de quedas no poço do elevador. Além disso, o uso contínuo do equipamento pode trazer problemas como desalinhamento do sistema de fechamento de portas, ruído, velocidade fora do normal, vibração e problemas com paradas.

A constância das manutenções ajuda a prolongar o tempo de vida útil do equipamento. Um contrato de manutenção é a garantia que periodicamente uma equipe técnica compareça e verifique as instalações do seu elevador, independente de serem inspeções preventivas ou corretivas. Com um contrato de manutenção o cliente se sente seguro.

Mas principalmente, é sempre importante ter em mente a necessidade de se contratar uma empresa capacitada para fazer as manutenções, o atendimento qualificado é responsável por manter o bom funcionamento dos elevadores.

Atenção aos detalhes e dedicação caracterizam equipes profissionais, além do cuidado com a segurança em todos os procedimentos. Afinal, a manutenção de equipamentos que transportam vidas é um assunto que deve ser tratado com seriedade.

Há escassez de mão de obra técnica em elevadores no Brasil. Com um baixo número de técnicos por número de elevadores instalados, as empresas de manutenção sofrem dificuldade para manter a qualidade de conservação dos equipamentos como gostariam.

Por sua vez, os administradores do edifício devem exigir que a conservação de seus elevadores esteja em dia e executada com boa técnica, conforme estabelecido nos contratos.

A SOS dos Elevadores é uma empresa experiente no ramo e oferece além da manutenção em elevadores, diversos outros serviços. Faça já um orçamento conosco.

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nós ligamos para você

Quer entrar em contato com a gente? Estamos prontos para atendê-lo!

Onde Estamos?

Localização estratégica para atendê-lo com maior agilidade e eficiência.

R. Uberlândia, 337 - Carlos Prates, Belo Horizonte - MG, 30710-230

(31) 2512-4545 | Plantão 24hrs (31) 99692-9594

contato@sosdoselevadores.com.br

Seg á Sex de 09hrs á 18hrs